Atos 8. 26-40
Esse texto da Palavra nos conta uma estória de um jovem egípcio que foi impactado com a presença do Senhor na vida de outro jovem chamado Filipe. Quando foi desencadeada uma grande perseguição aos cristãos, os mesmos se espalharam e Filipe começou a pregar em outras regiões. Filipe se encontra com o eunuco egípcio e pelo poder de Deus, faz uma grande obra ali, naquele lugar. Nessa passagem Filipe nos trás uma grande reflexão sobre o que realmente estamos fazendo para Deus. Somos instrumentos de Deus ou não? Como estou levando o Evangelho de Deus para as pessoas ou "isso não é comigo". Esse texto nos mostra e nos ensina grandes lições de realizar a obra do Senhor por todos os lugares.
Existem três palavras que fazem toda a diferença para fazer a obra de Deus.
Disponibilidade: As pessoas hoje são indisponíveis. Vivem como se o dia durasse apenas 12 horas e reclamam por não conseguirem fazer tudo. Pessoas que não tem tempo mais para os familiares e nem para si mesmo. Pessoas indisponíveis... não tem tempo para nada. Indisponibilidade. A pessoa indisponível só anda atarefada. Não consegue gerenciar seu tempo. Não consegue colocar prioridades, não tem planejamento.
Pessoas cheias de desculpas para não fazer...
Lucas 9. 57-62
Quantas pessoas são assim! Querem fazer, mas não tem disponibilidade e não buscam fazer nada...
Ah, se Filipe não tivesse a disponibilidade de ouvir a voz de Deus. A bíblia diz que ele ouviu a voz do anjo e foi. Tem pessoas que não consegue se conectar com o culto, por exemplo. Pessoas que na hora do louvor, fica no celular, totalmente desconectadas.
Capacidade: Quantas pessoas são capacitadas intelectualmente, financeiramente e não fazem nada para obra de Deus. Tem gente que tem dons incomparáveis, mas não fazem nada. Sabem onde se localiza a maior concentração de talentos? No cemitério...
É lá que existem artistas que nunca protagonizaram; tem guitarristas que nunca fizeram uma melodia... As pessoas tem os dons, mas escolhe não usá-los...
Filipe tinha o dom da pregação e não escondeu esse dom. Ele, movido pelo amor ao evangelho levava a Palavra de Deus a todos ao redor. Ele sabia o que estava falando e conhecia muito bem a Palavra. Em Atos 8. 4-8 : “Indo Filipe para uma cidade de Samaria, ali lhes anunciava o Cristo. Quando a multidão ouviu Filipe e viu os sinais miraculosos que ele realizava, deu unânime atenção ao que ele dizia. Os espíritos imundos saíam de muitos, dando gritos, e muitos paralíticos e mancos foram curados. Assim, houve grande alegria naquela cidade.” Filipe conhecia realmente muito bem a Palavra. Era uma pessoa capacitada. Quando o Eunuco ficou com uma dúvida a respeito do texto de Isaías, Filipe começa a explicar, anunciando o Evangelho.
Disposição: Querer fazer. Sem esperar alguém fazer. Ter iniciativa. Existem três tipos de pessoas: Aquela que não sabe o que está acontecendo; aquela que esperam alguém fazer e aquelas que fazem as coisas acontecer.
Se a pessoa não tem capacidade e tem disposição, as coisas acontecerão. Se tivermos disponibilidade e disposição, as coisas acontecerão. Disposição faz toda a diferença. A pessoa disposta arruma um jeito para resolver qualquer questão.
Ah, o que seria desse eunuco se Filipe não se dispusesse.
A obra não vai parar se você não fizer nada.
Disposição para ouvir a ouvir de Deus; Disposição para seguir um caminho pela fé. Disposição para pregar o evangelho a toda criatura.
Sabe o problema:
Quase ninguém está disposto.
“Jesus ia passando por todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando as boas novas do Reino e curando todas as enfermidades e doenças. Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara".
Enfim: Disponibilidade, Capacidade e Disposição.
Precisamos pedir ao Senhor para nos dá disposição. Precisamos nos colocar na brecha e dizer: Senhor! Eis me aqui! Eu me disponho.
Precisamos parar de encontrar desculpas para não fazer e parar no tempo, como se nada estivesse acontecendo. Precisamos colocar a mão no arado e fazer o que Deus nos ordenou... Pregar a Palavra de Deus a todas as nações. Cuidar dos necessitados. Visitar os presos e os doentes, etc. Deus conta muito com você.
Filipe irradiava a vida de Deus. E precisamos ser respostas de Deus para as pessoas. A pessoa ao nosso redor tem que ser impactada pela presença de Deus em nossa vida. Precisamos estar disponível para que o Espírito Santo nos leve onde Ele quer. Precisamos estudar as escrituras para sermos aprovados e temos que estar dispostos para a grande obra que Deus vai fazer.
Escrita e pregada por Claudinei Gonçalves e Silva em 25 de março de 2012
PAZ!!! Deus abençoes sua vida e te conceda + e mais ousadia para ministrar a sua palavra.
ResponderExcluirNós vemos que Felipe ñ foi de avião,muito menos menos foram buscar na porta e ñ fez paganha com Deus...Simplismente ouviu e foi.Deus nos chamou para saquear o inferno e ñ os pulpitos das igrejas. Muitos querem só os pulpitos mas é nas ruas que as almas estão clamando por socorro.Que Deus nos levante como Felipe nessa geração pra ganhar almas para o seu reino.Amei sua mensagem Fique na Paz do Senhor Jesus!!!!